quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Dicas de Estudo

Olá Chocodependentes!

Esta postagem vai ser um pouco maior que as restantes. Hoje venho falar-vos de estudo, uma vez que estamos a um mês do regresso às aulas. Eu sei que a maioria dos alunos não está muito na onda dos estudos, mas a escola é obrigatória até aos 18 anos ou até teres completado o 12º ano. Por outro lado, pensa que, mesmo que pudesses desistir mais cedo, as oportunidades que terias quando crescesses e quisesses arranjar trabalho seriam bem menores. Por isso, vale a pena estudar pois quando acabares a escola poderás trabalhar naquilo de que gostas. Afinal de contas, é assim que tudo se ganha: semeando para mais tarde colher!
Por isso, deixo-te aqui algumas dicas de estudo para estudares melhor, obteres melhores resultados e gostares mais de aprender.

Comecemos pelo Local de Estudo. Este deve ser confortável e com boa iluminação. Deves ter todo o material necessário nesse local para evitar interrupções. Também não te podes esquecer de pôr fora do local de estudo (ou desligar) tudo aquilo que puder servir de distracção (TV, rádio, jogos de computador, etc.). Evita ser interrompida por outras pessoas, colocando, por exemplo, um aviso na porta.

Na Escola
Para teres sucesso, deves ir sempre às aulas, nunca faltar e tirar apontamentos, de modo a que não tenhas de estudar tanto em casa. Bons apontamentos consistem em anotar no caderno o que o professor diz nas aulas e escreve no quadro. O que não perceberes assinala com um ? a lápis, ao lado, para, posteriormente, perguntares ao professor. Utiliza abreviaturas (mas só nos apontamentos!). Se não conseguires anotar alguma ideia, deixa um espaço em branco e depois pergunta ao professor ou a um colega. Sublinha as ideias principais e regista sempre os TPC.
O que não perceberes pergunta na aula, não tenhas receio ou vergonha; quem pergunta é porque já entendeu alguma coisa. E nunca te esqueças de estar atenta durante as aulas.

Em Casa
Depois das aulas, relê o texto do teu caderno e completa-o com o auxílio do manual, se necessário; coloca títulos, subtítulos e faz esquemas; utiliza cores diferentes para destacares as ideias principais;  e verifica se os apontamentos estão claros e completos e, se não estiverem, pede um caderno a outro colega para os completares.

Os Testes
Regista a data dos teus testes, com o máximo de antecedência, num quadro ou num calendário grande, no teu local de estudo.

Por fim, sem Resumos não há bons testes. Mas não te preocupes, pois estou aqui para te dar umas dicas.
Assim que começarem as aulas, começa os resumos. Deste modo, será muito mais fácil preparares-te. E é cá um alívio estar perto da época dos testes com todos os resumos já adiantados! Por fim, nunca te esqueças de SUBLINHAR o que é mais importante. Não se estuda sem sublinhar! É como conduzir à noite sem os faróis ligados!
a) Utiliza diferentes estilos de sublinhados, para distinguir diferentes tipos de ideias. Exemplo:    
      




b)  Utiliza cores diferentes para cada um desses tipos de ideias.

Regras para sublinhares bem:
i) sublinha só as palavras ou as ideias principais;
ii) dá mais importância às definições, fórmulas e ideias-chave;
iii) sublinha de maneira que, se leres só os sublinhados, te consigas lembrar de todo o texto e perceber o seu sentido.
.
Por fim, já depois de seleccionada a informação mais importante, com os teus sublinhados, podes organizá-la num ESQUEMA só, tipo um mapa geral da matéria. Este é um truque que não falha, uma vez que a nossa capacidade de memorizar imagens é melhor do que a nossa capacidade de memorizar texto. Então, a ideia é criares uma Fotografia da Matéria Toda, com esquemas e setas a apontar as ideias mais importantes de cada tema.
Regras para fazeres um esquema:
i) definir as ideias principais;
ii) definir as ideias secundárias que estão ligadas a cada uma das ideias principais;
iii) escolher uma palavra ou frase curta que transmita cada uma dessas ideias;
iiii) escolher uma forma gráfica que contenha todas essas palavras-chave e mostre a relação entre elas.

Sumariando:
1- Tirar bons APONTAMENTOS (o máximo que conseguires)
2- Começar a fazer os RESUMOS bem antes da época de testes
3- Ler e SUBLINHAR, seleccionando o que é mais importante
4- Transformar os resumos em ESQUEMAS, como uma fotografia da matéria.

Parece muito, mas não é. Verás que sobrará muito mais tempo para te divertires!!

P.S.: Tirei algumas dicas de um guia para adolescentes que eu tenho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário